Translate

15 de agosto de 2015

Busca por novos temas

Um tema que assola acabeça de qualquer escritor é a busca por novos temas. Há um ponto que você diz a si mesmo:"Legal falar de amor,mas já falei várias vezes sobre isso, de formas diferentes", "-Preciso inovar!".
Porém falar de um novo tema é sempre um desafio. Foi então que comecei a reparar e estudar a própria arte poética em si.
Por exemplo, é preciso deixar a mente livre para a criatividade, é preciso expandi-la (eu chamaria isso de processo analítico) mas ao mesmo tempo, não se pode fugir muito do assunto que se quer tratar, é preciso ver quais ideias estão interligadas (processo sintático).
Para ilustrar "a viagem", outro dia comecei um poema sobre árvores e terminei falando de buda e Jesus Cristo....pelo simples de ambos terem meditado debaixo de árvores.

Estou com 30 anos e, ao menos comigo puder notar algumas diferenças no modo de escrever, comparado a quando era adolescente:
-Poemas com versos mais uniformes (mais ou menos do mesmo tamanho)
-Rimas mais ricas (evitando repetições cansativas - Ex: 10 versos seguidos terminados em '-ar'...dançar, cantar,falar )
-Predileção por sonetos
-O amor é tratado com constância, mas raramente como tema principal. É um tema ocasional dos poemas.
-Uso de ironia/humor (praticamente ausente na adolescência)
-Expansão de vocabulário
-Temas podem ser objetos, situações e ideias. Menos centrado em pessoas.

Aparentemente, só vantagens. Embora a inconstância de um adolescente o ajude a explorar os extremos das emoções, o que acredito ser uma vantagem que perde-se com o tempo.
Porém, justamente por isso, hoje tendo menos a arrepender-me de algo escrito. Meus poemas tornaram-se menos em quantidade, mas fruto de uma atividade mental e não emocional. Ainda avalio estas coisas.Mas descobri que há séculos atrás, opoeta grego Horácio escreveu um dos primeiros tratados sobre poesia, chamado 'Ars Poetica' algo como 'Arte poética', título desta postagem.
E você? gosta de escrever? notou mudanças em seu modo de escrever ao longo dos anos? Comente aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário