Translate

11 de julho de 2015

Registro de obra literária / Direitos autorais

Motivação
Eu fiquei um pouco sumido do blog. Em parte, pelo baixo número de visitas e comentários - talvez a época dos blogs tenha passado e seja a vez das redes sociais, somente. Mas fora isso, estive nesses últimos meses compilando (juntando em ordem) minhas poesias para fazer algo que chamei de "pequena coletânea".

Como registrar
Basta entrar no site da biblioteca nacional (www.bn.br - repare que embora a entidade seja do governo federal não tem .gov)
Acesse Para profissionais >> Direitos Autorais >> Registro ou averbação
Lá terá todas as informações,mas basicamente você preenche um formulário, imprime um boleto (via site) e paga uma taxa no banco do Brasil (R$20,00 em mai/2015), e envia o comprovante junto com o formulário, uma fotocópia (xerox) do rg, cpf, comprovante de endereço, e ...é claro: uma cópia da obra encadernada (eu enviei encadernada em espiral mesmo) com todas as páginas rubricadas.

Quanto tempo demora?
No meu caso, demorou quase 2 meses. O prazo máximo,segundo o site são 3 meses.

Qual a vantagem?
Poder divulgar seu trabalho na internet ou mesmo procurar editoras sem medo de plágio (uma pessoa publicar algo seu e dizer que é dela). O risco maior disso acontecer é na internet. As editoras levam muito a sério a questão dos direitos autorais.

Se após acessarem o site da Biblioteca Nacional ainda tiverem dúvidas, comentem aqui embaixo.
Espero ter ajudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário