Translate

28 de julho de 2012

Augusto dos Anjos

Quando era adolescente, li Augusto dos Anjos, um poeta paraibano que viveu do final do século 19 ao início do século 20. Foi um poeta precursor do modernismo. Em sua época, a poesia falava somente de coisas belas, mas Augusto fazia poesias justamente protestando ou lamentando as coisas ruins. E ele fazia isso com estilo, utilizando a linguagem do classicismo. Me influenciou bastante nos meus primeiros poemas.
Nada mais justo do que fazer um poema sobr e o assunto.

Augusto

Leio poemas em um livro
E penso comigo:
"Quem os terá escrito?
Será um eu mais antigo?"

O mais intrigante
é que mesmo distante
por mais de um século
Pensamos de forma semelhante

Tenho o mesmo olhar cético
E o mesmo inconformismo
com o mundo
Igual ao do meu amigo
Augusto

É pena que diferente dele
Não seja tão eloquente
E não verse perfeitas rimas
De fazer invejas aos classicistas

Para dar mais ênfase ao que protesto:
Política, injustiça, a tristeza e todo o resto!
E quem sabe um dia
nós versemos juntos
Eu e meu amigo Augusto
Alegrias em vez de elegias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário